29 novembro 2013

Vídeo aula sobre medidas de tendência central e medidas de dispersão

Bom galera acompanhem agora a nossa vídeo aula e bom estudo !


Ps:Com participão especial de João Victor da turma 3m9

09 novembro 2013

Geometria analítica

Oi, oi!
Estamos chegando com assunto novo. Mas não se preocupe, sempre vamos buscar formas simples para que você compreenda o assunto, como no postagem anterior (se ligue!! Ainda da tempo de estudar para a prova de segunda).
A base da geometria analítica encontra-se na distância entre dois pontos, pois muitos conceitos são inerentes a esse. Então vamos aprender a calcular essa distância.
Na geometria analítica esses pontos recebem coordenadas no plano cartesiano e por meio dessas coordenadas podemos encontrar o valor da distância entre dois pontos. Vamos representar dois pontos quaisquer no plano cartesiano:


Dois pontos no plano cartesiano


Portanto, teremos que a distância entre os pontos A e B será a medida do segmento que tem os dois pontos como extremidade. Por se tratar de dois pontos quaisquer, representaremos as coordenadas desses pontos de maneira genérica.

Representação dos pontos e da distância

Sabe-se que os eixos coordenados do plano cartesiano são ortogonais, portanto, podemos construir um triângulo retângulo utilizando os pontos A e B, como mostra a figura a seguir.


Triângulo retângulo AOB


Note que o segmento AB é a hipotenusa do triângulo AOB, e a medida de AB corresponde à distância entre esses dois pontos. Por se tratar de um triângulo retângulo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras, no qual teremos:


Note que basta fazer as diferenças das coordenadas de cada um dos pontos e elevar ao quadrado, contudo são coordenadas do eixo X com coordenadas do eixo X e de forma análoga para as coordenadas do eixo Y.
Calcule a distância entre os pontos: A (4,5) e B(1,1) e represente-os geometricamente.
Como vimos anteriormente, basta aplicar a expressão para o cálculo da distância entre dois pontos. Sendo assim:

Geometricamente:

Representação geométrica do exemplo dado

08 novembro 2013

Aprenda em forma de música

Olá galera!
Hoje estava pensando "e se nós aprendêssemos o assunto com uma simples música?" e então me veio a brilhante ideia de procurar no youtube (pai da criatividade em vídeo na internet) e não é que eu achei alguns sensacionais?!
Começando agora, a sessão músicas com o professor Carlos Augusto que canta os passos da mediana e da moda na versão do "ih lari, lari êh" (não, não é pra mim, gente). Vamos ver?
Estatística - Moda e Mediana ( Esse eu não consegui exibir aqui no blog, não sei bem o porquê. Clica ao lado para assistir, você será redirecionado. )
Novamente o gênio do professor Carlos Augusto trás um vídeo matemático, agora ensinando o desvio padrão e a variância. Veja abaixo:
Não é legal? Aprenda as músicas e faça uma boa prova na segunda-feira !
 
Matetística Blogger Template by Ipietoon Blogger Template