1) LEIA ATENTAMENTE e CUIDADOSAMENTE: A forma de serem lidos os textos de matemática (estatística) é bem diferente da forma como se lê um livro de história, jornal, ou um romance. Na estatística é preciso ler devagar, absorvendo cada palavra. Às vezes, é necessário ler a discussão do livro texto ou problema muitas vezes antes que ele comece a "fazer sentido". Em alguns tipos de leitura, tal como um romance, é desejável a folhear e ler rapidamente, porque há geralmente um número reduzido de pensamentos "espalhados" entre muitas palavras. No entanto, na leitura matemática (estatística) cada palavra ou símbolo é importante porque existem muitos pensamentos condensados em alguns parágrafos ou frases. Tenha em mente que poucas palavras significam muito na matemática (estatística).
2) PENSAR COM LÁPIS E PAPEL DE RASCUNHO: Sempre ter em mãos o lápis e papel de rascunho e usá-los quando está lendo e estudando estatística. Teste sobre o papel as idéias que os autores estão discutindo. Quando eles propõem uma questão, tente responder antes de ver a resposta. Mesmo que um exemplo apresente a resolução, tente você mesmo resolver num papel de rascunho. Isso ajudará a fixar as idéias e os procedimentos em sua mente, antes de iniciar os exercícios. Após ter lido e relido atentamente um problema, se ainda não vê o que fazer, não fique sentado e olhando para o problema. Vá buscar o seu lápis e o papel de rascunho e tente “escavar uma solução”. Se, na tentativa de solucionar o problema, não conseguiu fazer rascunho algum, então, ainda, não demonstrou o esforço suficiente como justificativa para procurar ajuda do professor.
3) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA: Muitos conceitos essenciais, princípios fundamentais e modos de raciocinar serão desenvolvidas em sala de aula. Deve dedicar uma atenção enorme a essas atividades, a fim de compreender o que realmente está acontecendo.
4) PERSEVERAR: Não fique frustrado se um tema ou problema, de início, te deixa completamente confuso. Enfrente-o! Uma característica muito interessante do aprendizado de estatística é que em um momento o aluno pode se sentir totalmente perdido, e, então, de repente, tem um clarão de idéias que lhe permitem compreender a questão perfeitamente. A aprendizagem não é um processo de "tudo" ou "nada"! Se, para você, não parece estar fazendo qualquer progresso depois de ter estudado um problema por algum tempo, ponha-o de lado e ataque-o novamente. Muitas vezes verá, em seguida, a solução imediata, embora não tenha estado, nesse meio tempo, conscientemente, pensando sobre o problema. Há um sentimento de satisfação grande, por sua suficiente persistência e criatividade, ao resolver por você mesmo um problema que havia lhe dado um grande trabalho.
5) SEJA INDEPENDENTE: Tente fazer cada lição, sem assistência de qualquer pessoa. Se procurar ajuda desnecessariamente, seja da parte do seu professor, ou de um colega de escola, ou das resoluções do livro, você não ganhará o máximo proveito de seu trabalho. Fazer exercício, você bem o sabe, o tornará forte. Nunca aprenderá estatística de outra forma senão através dos exercícios. No entanto, tem de fazer perguntas quando necessário. Às vezes, coisas pequenas causam grande confusão. Não tenha receio de que a sua pergunta possa parecer "boba". A única ação “tola” é deixar de perguntar sobre um tópico que você tem realmente tentado entender e ainda não conseguiu. Algumas pessoas procuram ajuda muito cedo e algumas esperam muito tempo. Você terá de usar o bom senso comum nesta matéria.
Boa sorte!
Fonte:
http://esplanada.org.br/blog-do-ivan/110-como-estudar-matematica-como-estudar-estatistica
14 setembro 2013
A melhor forma de estudar Estatística
Marcadores:
Dicas,
Estatística,
Estudar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário